:: 09/12/2013
:: Obra analisa a mobilidade urbana brasileira


Obra analisa a mobilidade urbana brasileira

Livro políticas de transporte no Brasil A Editora Manole lança o livro Políticas de Transporte no Brasil: a Construção da Mobilidade Excludente, de autoria de Eduardo Alcântara de Vasconcellos. A obra utiliza exemplos reais para analisar as políticas de transporte urbano aplicadas no país que resultaram na situação observada atualmente.

Situação esta que, de acordo com a publicação, atingiu um estado crítico que acarreta em fatores como isolamento dos moradores das áreas periféricas das grandes metrópoles, transporte coletivo de baixa qualidade, poluição do ar e número elevado de acidentes de trânsito, além dos óbvios prejuízos e dificuldades para o transporte de carga.

Para escrever o livro, o autor, que atua como assessor técnico da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e como diretor do Instituto Movimento de São Paulo, dedicado a estudos de mobilidade urbana, considerou as políticas de transporte no Brasil ao longo de sua história sob as óticas institucional, legal, política, econômico-financeira, técnica e social. A partir de uma descrição quantitativa dos processos, ele foi capaz de identificar os agentes que mais interferiram no setor.

Por fim, Vasconcellos apresenta alternativas para o atual sistema de mobilidade, como a colaboração de organizações fora do sistema político, como institutos de pesquisa, universidades e movimentos ambientais e de saúde pública. Engenheiro civil e sociólogo, o autor possui ainda mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado em Planejamento de Transporte nos Países em Desenvolvimento pela Cornell University, nos Estados Unidos. apresenta quatro docas. A distribuição dos produtos será realizada por três veículos próprios da rede de supermercados.


Fonte: Tecnologística



. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Página Desenvolvida pela Brasilnet®

 
Publicidade:





 
 

 

 

 

   
 
 
 

 
    

Publicidade: